Lembra do auge da pandemia de COVID-19, em 2020, quando tivemos uma mudança significativa no comportamento de compras? Pelo isolamento social, o consumidor passou a comprar mais online – e as empresas do setor correram para encontrar galpões logísticos.
Por algum tempo, o comércio eletrônico dominou o mercado de galpões logísticos que foram responsáveis pela ocupação de vários galpões. Diversos projetos e pedidos chegaram até a DELTA Industrial nestes dias!
O comércio eletrônico se sobressaiu na pandemia e empresas como Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza foram as principais demandantes de galpões logísticos. Todas elas precisaram expandir suas operações para atender a altíssima demanda de consumidores.
A ocupação de grandes áreas de armazenamento se tornou uma medida necessária naqueles dias, mas o jogo mudou! O e-commerce desacelerou em 2022, passando de 27% em 2021 para 1,6%. Os motivos envolvem inflação, alta dos juros e a redução do poder de compra dos consumidores.
Apesar da desaceleração do e-commerce, a demanda por galpões logísticos continua em alta. Outros setores da economia, como automobilístico, agronegócio e farmacêutico, também demandam grandes áreas de armazenamento.
E-commerce reduzindo o volume da demanda +
galpões criados na pandemia com espaços ociosos =
galpões logísticos são cada vez mais demandados por setores considerados tradicionais.
O universo logístico deu uma volta completa! A expansão das operações dessas empresas mais racionais, a crescente necessidade de armazenar produtos perecíveis e a importância da logística para a competitividade se tornaram fatores deste aquecimento.
A DELTA Industrial sabe que o setor de galpões logísticos é um dos mais promissores da economia brasileira. Esses imóveis devidamente estruturados não vão deixar de ser demandados – e vão crescer mais ainda nos próximos anos.
O e-commerce vai seguir forte?
Sim, o mercado é cíclico e, na verdade, o comércio eletrônico não deixou de existir. Apenas deu uma desaceleração. Mas pode esperar que voltará a crescer e demandar galpões em breve…
Para quem lida com e-commerce ou nos setores mais tradicionais, os galpões estarão sempre em alta!